• Ferramentas de corte e acessórios para usinagem
  • Fermec – Atendemos todas as regiões do Brasil
  • Fermec Ferramentas de Usinagem
  • Conheça nosso site

ELÉTRICA OU PNEUMÁTICA

Elétrica ou pneumática - qual tecnologia é a mais eficiente? É impossível generalizar a resposta. O enfoque correto depende sempre de cada situação individualmente. Há, quase sempre, várias soluções para o mesmo problema, porém, a melhor solução aparece quando se pode utilizar o que há de melhor em cada uma das tecnologias. Uma solução bastante útil é a combinação das melhores características de ambas tecnologias. Isso acontece em algumas aplicações, como por exemplo em uma máquina embaladora, na qual uma esteira recebe um produto e o transporta até uma segunda esteira para a…Leia Mais …
A RETIFICAÇÃO CILÍNDRICA

A RETIFICAÇÃO CILÍNDRICA

A retificação cilíndrica externa baseia-seno princípio de se fazer a peça girar em torno de seu eixo e deslocar-se no sentido axial, em contato com a periferia de um rebolo abrasivo, que periodicamente avança contra a peça. Uma retificadora cilíndrica é uma máquina que permite esse processo e é normalmente constituída de mesa, cabeçote porta-peças; cabeçote contraponta; cabeçote porta-rebolo. Para que a máquina possa gerar uma forma cilíndrica na peça há necessidade de que os eixos de rotação da peça e do rebolo sejam coplanares e paralelos.    As primeiras operações mecanizadas de…Leia Mais …
Líquido de Refrigeração de Ferramentas

Líquido de Refrigeração de Ferramentas

Refrigeração de Ferramentas Às vezes, a refrigeração influencia a vida operacional das ferramentas de maneira positiva; em outros casos, o impacto é negativo: e, em alguns casos, simplesmente não há impacto algum. Além da sobrecarga mecânica, a vida operacional das ferramentas é, e muito, determinada por fenômenos térmicos durante o processo de corte. Para simplificar, o corte de metal equivale à geração de calor, e quando esse calor se concentra, a temperatura da aresta de corte aumenta. Se a temperatura subir demais, ou permanecer baixa demais, a vida operacional diminuirá. O líquido de…Leia Mais …
Tipos de Quebra Cavaco em Pastilhas de Metal Duro

Tipos de Quebra Cavaco em Pastilhas de Metal Duro

O tipo de quebra depende em parte da geometria da pastilha e da ferramenta e dos dados de corte. Algumas formas de quebra de cavacos podem apresentar desvantagens, o que normalmente pode ser compensado pela escolha da geometria ou dos dados de corte. Na quebra automática, se a vida útil da ferramenta não for aceitável, utilize um quebra-cavacos mais aberto, como parte da geometria da pastilha. Na quebra contra a face de folga da ferramenta, o martelamento de cavacos pode ser desvantajoso e uma geometria diferente (quebra-cavacos mais justo ou mais aberto) pode…Leia Mais …
Limas rotativas

Limas rotativas

Limas Rotativas Limas rotativas são ferramentas utilizadas para dar acabamento nos processos de solda. São fabricadas em um corpo de aço com dentes de Metal Duro, possuindo diversas formas e tamanhos. As limas rotativas, quando usadas manualmente são bastante uteis, pois alcançam lugares de difícil acesso. Por possuírem diversas formas e tamanhos, é essencial que saiba qual o tipo de material em que vai trabalhar, quanto mais duro o material, mais fino o dente da lima devera ser. As limas são usadas para: - Dar acabamento no processo de solda - Desbastar cordões de solda.…Leia Mais …
Fresa de Metal Duro

Fresa de Metal Duro

Fresa de Metal Duro Quando falamos em ferramentas de usinagem a Fresa de metal duro é uma das mais úteis e requisitadas, devido a sua versatilidade e eficácia em acabamentos e perfurações de alta qualidade. Alguns solicitantes têm encontrado entraves na hora da compra de Fresa de metal duro, a seguir vamos tratar de alguns pontos para lhe auxiliar na compra:A Fresa de Metal Duro possui resistência para trabalhar em diversos tipos de aços e em muitos outros tipos de materiais de alta performance, auxiliando na execução de serviços e fornecendo um excelente…Leia Mais …